segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A DOR DE QUEM FICA


Mesmo que essa seja a única certeza, mesmo que nos preparemos (na verdade nunca estamos preparados), mesmo que relutemos, mesmo que não acreditemos que um dia isso irá acontecer com nossa família, não tem jeito; ela vem, toda imponente, forte, altiva, poderosa... e leva alguém... e nos mata junto. A morte...

Um dia tudo bem, outro dia, nem tanto, e no outro, fim! Parece tão simples... e é.

Parece até egoísmo de nossa parte não querer acreditar, de querer ter a pessoa sempre, eternamente do nosso lado... que não queremos sofrer, mesmo sabendo, ou imaginando, que foi necessário a morte, que faz parte da vida, que aqui é só uma passagem... blá, blá, blá.... Se formos analisar, nós, família e amigos, estamos todos aqui, agora unidos nessa dor, mas ele está sozinho, ou com pessoas que não via há anos... talvez nos vendo de longe e sofrendo com nosso sofrimento. Muita agonia.... Só o tempo...

O ser humano é puro sentimento, emoção... e a dor da alma não dá para explicar. Apenas sentir e nos calar num canto, pensando em nada e em tudo, orando, ou não, lembrando ou não... inconformando sempre.

O que acontece depois da morte? Há os que creem (eu creio) que a vida continua num outro plano e que tudo se ajeita com o tempo. Mas quem voltou de lá pra nos contar?

Semana passada, perdemos meu irmão. 38 anos, com toda vitalidade de uma juventude madura, muitos sonhos, muitos planos, uma esposa, uma filha pequena, pai, mãe, irmãs.... e simplesmente ele se foi. Talvez uma crueldade do Universo, mas uma alívio para ele que ficaria sofrendo, caso ficasse entre nós. Ele se foi e levou consigo um pedaço de cada um. Ver meu pai arrasado, ajudando a levar o caixão para enterrar o filho; ver minha mãe, tão frágil, tendo que aguentar firme; e tendo que me fingir de forte para acudir todas as dores, todos os choros... de onde arrancar forças, meu Deus?

Descansou! Não gosto muito deste termo, porque acho que nunca descansamos pois nossa alma é energia, e energia não para.

Que meu irmão esteja num plano bom, que ele tenha partido sem mágoa, sem rancor, sem ódio, sem deixar sentimentos ruins para trás. Que ele siga o caminho que lhe for determinado, ao lado de Jesus e com a proteção de Nossa Senhora. Que ele sinta todo o nosso amor e nossa imensa saudade daqui para frente.

Fique em paz, meu irmão! Um dia nos encontraremos, com certeza!




18 comentários:

  1. Meus sentimentos profundos! Essas perdas doem e por mais que estejamos certos que a morte chegará um dia, nunca queremos perder e ainda mais um jovem assim. Pena! Fiquem bem e força nessa hora! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Minha amada! Até na dor você escreve tão bem... É claro que estou chorando, é claro que estou junto contigo porque o carinho que tenho por você é gigante e nem sei de onde vem, sou espírita então acredito que venha de outras vidas. ;) Fiquei impressionada com a idade dele, a minha idade... :( E também de como ele parecia contigo... :( Uma pena, tudo muito triste, mas é a vida, não tem pra onde fugir, ela é certeira e é a única coisa absoluta em nossa vida. O resto pode ser ou não. Mas nem por isso deixa de ser a que mais dói, a que nos deixa sem ação para fazer não acontecer. O que posso te dizer é que sinto muito. E que quero que você se sinta abraçada por mim, aquele abraço que só amigo dá e que o silêncio do momento é um verdadeiro diálogo, tá?! Beijo, beijo em seu coração. Se precisar de mim você sabe como me encontrar.
    She

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga querida,
    Deus neste momento coloca as suas mãos sobre você e sua família para que possam passar por este difícil momento com força e aceitação.
    Seu irmão, certamente, está bem amparado e um dia lá na frente todos se reunirão novamente.
    Compartilho da sua dor e de sua família e deixo ao seu coração os meus mais sinceros sentimentos.
    Com muito carinho,
    Élys.

    ResponderExcluir
  4. Olá Clarice,
    Nada nos prepara para o momento do adeus. Também acredito em reencarnação, mas isso não atenua o sofrimento, a sensação de ausência, de não poder mais dividir os segredos. Bonito blog o seu. Com muita sensibilidade. Cheguei aqui pelo blog do Élys e me tornei seguidora. Visite meus cantinhos, se tiver vontade:
    http://spiritguidemessages.blogspot.com/
    http://piassa-braziliansoul.blogspot.com/
    Tudo de bom para você,
    Bernadete

    ResponderExcluir
  5. Oi Clarice,
    vc disse com propriedade:"só o tempo"...acalmará esta dor,que é indescritível, que parece nos consumir e até,consome mesmo.Não se consegue explicações para uma perda nestas circunstâncias.Só a fé de que hoje, teu irmão se encontra na Luz Divina e em paz, pode amenizar um pouquinho toda tristeza.
    Que esta mesma Luz derrame sobre vc e toda a tua família, alento para estes dias dolorosos.
    Meus sinceros sentimentos.
    Abraços afetuosos,
    Calu

    ResponderExcluir
  6. Que Jesus te ajude a suportar essa dor para que você possa ajudar os seus pais,pois eles estão precisando muito.A dor de perder um irmão deve ser muito forte e de perder um filho mais ainda.
    Fique com Deus e que seu irmão encontre a paz onde estiver.

    ResponderExcluir
  7. Nem sei o que dizer. É muito duro passar por isso, dilacera o coração ....
    Minha amiga, Deus a ampare e à sua família, conforte vocês ..........
    Um abraço de carinho e solidariedade.
    Paz e luz.

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga, sinta-se abraçada e acolhida nesse momento. Não há mensagem, frase ou palavras que conforte a dor. E nessas horas, o melhor apoio é o abraço amigo e o silencio.
    Acredite que um dia a dor ameniza. A saudade nunca.

    Força e coragem.

    Beijos.

    Selma

    ResponderExcluir
  9. Que Deus conforte voce e sua familia,
    perdi meu sogro faz 30 dias, ele estava sofrendo muito e mesmo assim a gente queria que ele ficasse e tbem queria que ele parasse de sofrer, mas para isso acontecer só tinha um jeito. e Deus o fez!!!!
    Um beijo querida e força a todos.

    ResponderExcluir
  10. Que o Espirito Santo de Deus te console e te fortaleça minha querida que eu tanto gosto de encontras nas BCs.
    Força. Beijo nos seus pais que são os que mais tenho pena.
    beijo

    ResponderExcluir
  11. Ah, Clara... nem sei o que dizer...
    Idade do meu marido...
    Sinto muito, querida... muito mesmo.
    Se precisar de algo e eu puder ajudar me diz, tá?
    beijosssss

    ResponderExcluir
  12. Cada dor é uma dor. Cada um sente a sua, e ela é tão grande quanto precise ser.
    Perder alguém jovem ainda dói mais, me parece.
    Perdi meu irmão, em setembro, adoeceu e morreu em 15 dias. Não era tõa jovem na idade, mas tinha muita vida pela frente, como sempre queremos.
    Sei dizer da minha dor naqueles dias (dói ainda, e vai doer por uns tempos, mas depois vira saudade), não sei dizer da sua dor, minha amiga.
    Mas peço a Deus que a ampare e aos seus pais, e outros irmãos, esposa, filha, nesse momento de agonia. Fiquem bem, para que ele se sinta bem, onde estiver.
    Beijo, Clara. Um abraço apertado.

    ResponderExcluir
  13. Não há palavras nestas horas. Grande abraço
    alice

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada...
    É o que retribuo a todos os comentários aqui... a todos vcs que me deram conforto com palavras tão lindas... nessa hora em que ficamos um pouco perdida com a vida, ler mensagens, sentir carinho, faz toda a diferença. Esse apoio, essa força, chega ao meu coração e me alivia, e assim eu posso ser um pouco mais forte pra confortar quem precisa de mim nesse momento.

    Um beijo carinhoso em cada um e que Deus nos cubra de bençãos sempre!
    Amém!

    ResponderExcluir
  15. Clarinha, minha flor.
    Meu melhor pensamento de paz, amor e coragem neste momento.
    Que na hora da tristeza mais doída apareça uma criança, um bichinho, um "pedaço de bolo" (esse eu levo) pra renovar sua esperança e a de todos os seus familiares.
    bj.

    ResponderExcluir
  16. Oi Clarinha, tb estou vivendo essa dor da ausência, havia lido a sua postagem, mas não tive condições de lhe responder antes, meu querido pai tb partiu dessa dimensão há 10 dias, é dificil saber que a pessoa não estará dentro de seu campo de visão, mas o sinto presente no coração, em cada manhã, em cada lembrança, dos conselhos que recebi, da alegria dele pela vida. Ele queria saber quem é Deus, isso muito me fez estudar, eu queria dar essa resposta pra ele...mas é claro q essa certeza não temos, mas por tudo q ele fez na vida eu pude lhe responder que ele era um pedacinho de Deus...
    Compartilho a sua saudade e suas lágrimas.

    Tem uma frase de Meimei que gosto muito:
    "Entre aqueles que se amam,
    A morte aparece em vão,
    Pode plantar saudade,
    Mas nunca a separação."

    Com carinho (Ghost)

    Ghost e Bindi

    ResponderExcluir
  17. Clara,
    receba meu abraço e meu carinho.
    Jussara

    ResponderExcluir
  18. Trecho do meu texto de hoje:
    Sei bem como funciona o ciclo da vida. Conheço as regras. Uma hora, a hora chega e a vida se apaga. Embora eu saiba que após muito tempo, a dor se modifica naquela saudade saudável, aquela que ao invés de chorar a perda, sorrimos ao lembrar dos bons momentos (...)

    https://oalvorecereprimavera.wordpress.com/2016/11/30/a-dor-de-quem-fica

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!