sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Mulher madura


Tudo começa com uma fio de cabelo branco, uma ruguinha minúscula em algum lugar e pronto! Estamos envelhecendo e isso é fato!
Pela minha idade, quarenta e seis, até que não tenho muitas rugas não. Hoje, todos os cremes que usei desde sempre estão mostrando a sua eficácia. Pele lisa, apenas algumas manchinhas tipo sardas no rosto e as rugas só aparecem quando rio. Que bom.
É difícil termos a certeza que a idade caminha sem trégua, sem férias, sem descanso nenhum; mas tem as suas vantagens.... Espera, que estou pensando nas vantagens....
Bem, vamos falar de outro fato então: os problemas dessa idade.
Todo o ser humano, mas nem todo mundo, tende a engordar um pouco. E eu não fugi à regra. Apesar de sempre ser adepta de exercícios, ainda tenho os músculos firmes, mas tenho aquela maldita célula gorda, que fica toda inchada só de cheirar os alimentos. Mas tudo bem.
E tem também as doenças que ficam todas à espera que você sopre as velinhas dos quarenta. Soprou, pronto! No outro dia, várias coisas aparecem: pressão alta, diabetes, colesterol alto, e tudo o mais que vem junto no pacote. Aí é só cuidar que fica tudo bem.
Para grande parte das mulheres, já começam os sintomas da menopausa, que é um horror; mas ainda não é o meu caso, por isso não posso falar nada sobre.
E, passado o susto de uma breve velhice, tudo fica mais nítido em nós.
Passamos a ver a vida, as pessoas, os problemas, os valores, de uma forma diferente, com mais leveza...
Os problemas que antes nos torturavam, nem fazem mais efeito no nosso humor.
As pessoas que nos magoavam, hoje são indiferentes e nem fazemos questão de saber notícias.
Os valores pessoais passam a ser o nosso bem-estar, a nossa saúde, a nossa sobrevivência. É uma época em que temos a certeza de que não precisamos provar nada para ninguém. Temos mais liberdade para fazer coisas que antes achávamos esquisito ou que não era bom, pois alguém poderia ficar falando. Que falem, oras!
Os filhos já estão grandes, se encaminhando para a vida e tudo volta a ser tranquilo como antes. Quer dizer: mãe nunca fica tranquila com filhos, mas tentamos não nos preocupar tanto. Para isso vale a boa base e o bom exemplo que sempre demos.
Hoje, nessa idade, eu dou muito valor ao riso, ao abraço, ao bom humor, ao prazer pessoal. Tudo que antes nós abríamos mão só para pensar no futuro. O futuro é agora!
Quantos anos mais terei daqui para frente? Olha eu querendo falar de morte de novo. Eu penso nela sim; e ficar olhando as coisas que construí, as conquistas, os objetos de valor sentimental e penso: tudo isso vai ficar para trás. Sabe Deus que fim levarão.
E outra coisa importante acontece também: nós passamos a enxergar as pessoas de uma outra forma. O que antes nos incomodava no outro, hoje aceitamos como sendo o jeito do outro. Não dá para mudar. Então, sem estresse, aceite e pronto!
E todas aquelas discussões bobas, sem fundamento? Não existem mais. Apenas conversas, de preferência, bem humoradas.
É, envelhecer até que não é tão ruim assim... Assusta um pouco, mas não tem regresso. Que bom se eu viver mais uns quarenta anos, bem de saúde, lúcida e charmosa....  Eu adoraria! Eu gosto de viver!
É isso então!!!!

11 comentários:

  1. É.....c tá véia mermo, né???

    ahahahahhahahahhahha.....

    Nesses meus 29 anos, ainda não penso muito nisso não!!

    Boa sexa-feira!!!

    Beijuxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    KK

    ResponderExcluir
  2. QUE O SEU FINAL DE SEMANA SEJA TÃO LINDO COMO O SEU POST DE HOJE.
    FICA COM DEUS.
    GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  3. Clara, agora que entrei nos quarenta e percebo mesmo que tudo começa aparecer logo após soprar as velinhas.
    Rugas, as acho um charme. Na medida da idade, claro!
    O envelhecimento sempre assusta, mas podemos estar preparadas para isso.
    Bom final de semana
    Xeros

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Clara
    A lucidez é o que mais me importa... vamos cultivando-na com leituras... escrita e outros...
    Bom fim de semana!!!
    Bjm de paz e esperança

    ResponderExcluir
  5. Ola Clara,
    Minha tia sempre contava a historia da mulher de 80 anos que finalmente pôe seu chapeuzinho roxo e sai por ai sem vergonha de ser feliz. Penso que de alguma forma voe esta se perguntando quando é que vai colocar esse chapeuzinho e finalmente "morrer" para o que estao pensando. Realmente é passar para um outro plano, mas aqui mesmo. Perceba nos teus questionamentos se nao tem pelo menos um tantinho booom disso que estou falando. De toda maneira, saber da morte é viver a vida. Bjao e bom findi!!!!
    Cam

    ResponderExcluir
  6. Olá Clara!

    Sim, o tempo passa para todos. E deixa sinais agressivos na gente. Mas no fundo fica uma sensação de segurança e leveza. Após tantos anos finalmente entendemos tanta coisas as quais nos foram misteriosas por toda a vida!

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi minha Linda, que delícia de texto! Em alguns momento sorri aqui com o seu senso de humor, e em outros refleti... A gente vai mudando mesmo... Hj com os meus 37 anos sou tão diferente de qdo era jovem e sigo mudando, e sei que daqui a 10 anos vou ver que muita coisa que hj dou valor, vai ser tão diferente... Principalmente os aborrecimentos e a parte ruim da vida... Amei o post!
    Beijo, beijooooo e excelente semana!
    She

    ResponderExcluir
  8. Querida Clara,
    Voce tem muito mais força do que pode imaginar. Lendo teus textos percebo a pessoa estruturada que voce é. Os pais carrascos ou cretinos tem influencia sobre nos ate certo ponto, depois podemos nos refazer, nos recriar.
    E penso que mesmo que teus pais tenham sido uns queridos( isso é um comentario e sugiro quevoce delete)
    voce pode simplesmente se refazer e crescer como voce tem feito.COmo a maioria de nos precisa fazer. Como seus pais da forma que devem ter sido criados devem ter feito, tentado melhorar, sabe-se la conseguindo ou nao.
    Ontem no clube vi um senhor que nao sei se era pai ou avo de um menino tentando estrangula-lo me pareceu, primeiro com um braço so depois com os dois. Fiquei na frente dele ate que ele largasse o meninmo e avisei a segurança do clibe para que tomasse providencias. Acho que nao tomaram por que depois vi o tal andando com o garotode novo e mais calmo. Isso sim é uma aberraçao e da vontade de chamar a policia mesmo.
    Mas é o tal sofrimento privado em lugar publico. Ate retirar essa criança da mao desse bicho, o prejuizo ja foi enorme. A sociedade tem que ser mais participativa. Enfim, tou falando muito.
    Quando quiser se comunicar comigo me escreve para o
    cameliadepedra_1@yahoo.com.br
    O do gmail nao tenho nem a senha..
    Bjao e boa semana!

    ResponderExcluir
  9. oi Clarinha....
    linda.
    amiga, penso sempre em você e sei que é uma heroína, gentil, amorosa, dedicada.
    Criou os seus filhos sozinha, com garra, com exemplo.
    Esta é uma beleza que o tempo não apaga.
    amo você.
    cuide desse seu coraçãozinho, tá.

    ResponderExcluir
  10. Oi Clara...
    Amei o post....Tem tudo a ver comigo...Mas vim te oferecer flores para alegrar seu dia ...Ótimo Domingo!
    Nyan nyan
    Nina

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!