quinta-feira, 5 de maio de 2011

Coleções

Selos raros
Latinhas
Me lembrei que tenho um pequena coleção de selos. Nossa, nem me lembrava há anos. Fui procurar e matei saudades.
A pergunta: Pra quê fazemos coleções?
Na época de juventude eu adorava selos e pegava todos que encontrava. Tenho um tanto até bom. Mas com o tempo isso ficou chato, achei coisa mais interessante pra fazer.
Tem gente que tem mania mesmo de coleção. Tenho um amigo que coleciona latas de cerveja (cheias). Difícil guardar aquele trombolho. Mas gosto não se discute.
Coleção de Barbie, caixas de fósforo, carrinho em miniaturas, papel de bala, de bombom, recadinhos dos moços (aff), revistas antigas, revistas em quadrinhos, figurinhas, LPs, CDs, tampinhas, canetas, moedas, sapatos, gravatas, relógios, papéis de carta, livros - eu tenho uma pequena coleção de livros que não me desfaço deles de jeito nenhum e não gosto que ninguém mexa... Antes dos emails, também se colecionava cartas escritas à mão (romântico).
Seria um apego? Gostaria muito de saber... Vou pesquisar no Google e já volto!
Alguns psicólogos dizem que pode ser por pura diversão; pra não deixar que o passado e as lembranças escorram por entre os dedos; mas também pode ser uma manifestação inconsciente da necessidade que as pessoas sentem hoje em dia de manter e controlar coisas, num mundo cada vez mais volátil e incontrolável.
Ou seja, cada um com suas manias, desde de que não seja prejudicial.
Dias atrás lendo o blog de Marcelo Rubens Paiva: leia aqui, ele citou o quanto é difícil se desfazer de algumas coisas do passado, da infância, coisas marcantes... Ele disse que foi difícil se desfazer de seus brinquedos que estavam guardados, e que deu pros sobrinhos...
Me lembrei de minha infância que não tive tantos brinquedos assim, mas os poucos também sentia ciumes. E guardei alguns, como uma beijoca com a caixa original. Meu pensamento: "Vou guardar pra dar pra minha filha!"
E foi feito isso. Ficou anos guardada toda inteirinha, arrumadinha...
Minha filha nasceu, cresceu um pouco e... ganhou a boneca.
O que ela fez? Sumiu com a roupa e sapatos originais e descabelou ela inteira. Cabelos loiros e cacheados sumiram...
Ah, mas que coisa! Peguei a boneca de volta e briguei com ela, dizendo que isso não se faz... Ainda me lembro da cara dela não entendendo nada... mas peguei a boneca de volta e guardei. Tá guardada até hoje. Mas sem a roupa e sapatos originais... e sem a caixa também que se desfez com o tempo. Mas tá lá guardada. Os olhos - da boneca - ficaram embaçados, mas ainda tá inteirinha e ainda manda beijos. Linda!
É difícil mesmo ter que se desfazer do passado, imagine a infância...
Que bom que temos fotos pra relembrar. Não esquecer as origens... Valorizar um tempo puro, de inocência e felicidade. Criança é sempre feliz!

Moedas antigas

2 comentários:

  1. Oi Clara. Eu colecionava algumas tranqueiras quando morava com a meus pais... moedas, figurinhas... também tinha mania de guardar tudo... tinha todas as coisas da escola, cada redação, cada desenho, desde o prézinho... Daí, quando fui pra faculdade em outra cidade (em 2000), minha mãe, que já não aguentava mais tanto 'lixo' em casa, aproveitou a oportunidade e despachou tudo junto comigo... Resultado: a cada ano eu jogava um tanto fora. A ultima leva (já pouca coisa) foi em 2009, pouco antes de me casar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, hoje eu não tenho paciência de guardar nada... às vezes me arrependo depois de ter jogado fora, mas já foi...

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!