sexta-feira, 25 de março de 2011

Meu tesouro

Hoje vou pegar carona de outro blog que frequento, veja aqui qual o blog, e também falar de livros.
Fui de uma família simples, sem muitas condições financeiras e livro não dava pra comprar de jeito nenhum.
Mas desde o primeiro ano, com dona Ermelinda, a cartilha me fascinou... Apaixonei... Ficou intacta do começo ao fim do ano.
Nunca vi meu pai nem minha mãe lerem. Mas livro me fascinava. Tinha a biblioteca que eu ficava horas só olhando aquele monte de livros todos enfileirados. Foi paixão à primeira vista.
Hoje, psicólogos, psicopedagogos, professores e afins sempre em coro dizem a mesma coisa: "Incentive os filhos a ler, leiam pra eles, dê livros de presente, etc". Imagine no Natal ou aniversário o filho louco por um brinquedo e vem aquele livro. Pra mim, na infância seria o presente do século, mas hoje em dia não mais. Não concordo com o que dizem a respeito.
Quem gosta de ler já nasce com esse dom. E nunca mais larga. É como respirar...
Ainda no tempo de escola, eu já me virava pra arrumar dinheiro e comprar os livros pedidos. Eram aqueles baratinhos, vendidos em banca, Machado de Assis, José de Alencar, todos. Encapava com plástico, colocava meu nome, o ano em que comprei e guardava. Tenho todos eles.
E com o passar do tempo, sempre sempre adquiri livros. Hoje, tenho em minha estante livros belíssimos, clássicos da literatura... Sabe aqueles livros capa-dura, lindos, brilhantes, coloridos? Eu adoro ficar olhando pra eles. Morro de ciumes, não empresto pra ninguém. Não mexam nele que isso me irrita. É o meu tesouro material.
Gosto de ler tudo à minha frente. Se for texto pequeno, tudo ok, mas livro, ultimamente estou com certa dificuldade. Eu divago demais. Tenho que voltar sempre a página, ou então desistir e começar de novo. Não sei o que aconteceu comigo.
Mas uma mania estranha que sempre tive foi: eu começo a ler, vejo os personagens, vou pro último capítulo, vejo como termina e volto pro começo. É estranho, mas pra mim é normal assim. Deve ser ansiedade, não querer sofrer à espera do final, não sei...
Pena que meus filhos adolescentes não se apaixonaram assim... Pena... Não dão a menor bola... Não se importam. Minha filha até se esforçou pra ler aquela saga Crepúsculo, mas acho que parou na metade. Vou até perguntar à ela.


Olha só que lindos, são alguns dos meus tesouros.

2 comentários:

  1. Boa noite Clara.. tb estou te seguindo... aos poucos darei um jeito de blog lá no meu espaço.
    Adorei a idéia de fotografar seu tesouro.. Parabéns! Qqr hora tb fotografarei os meus ;) adoro ler, mas sabe que o crepúsculo não consegui ler? achei tão chatinho.. acho que ja li tanta coisa de vampiro sedutor e homem adulto e ler sobre um vampiro que vai a escola é meio frustante ,,,, vale para quem gostou né? pra mim não funcionou... quem sabe consiga ler no futuro... ;)
    Bsos até breve...

    ResponderExcluir
  2. Diva, eu não li Crepúsculo. Não me interessei pela história. Acho que nem minha filha conseguiu ler. Adoro livros, adoro ler, apesar desse meu deslize de divagar momentâneo. Deve ser coisa de idade, vai saber...
    Bjs. Até segunda, ansiosa pra te ver.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!