domingo, 13 de março de 2011

A Fé

Fazia um bom tempo, mas hoje fui à missa. E presenciei um ser humano fazendo uso de seu dom lindamente: Frei Mazon. Eu não sei quem inventou ou disse que padre ou freira tem que ser sempre sóbrio, sempre sério, fazendo aquela cara de religioso, falando cantando... Mas Frei Mazon é um tipo comum, extremamente bem humorado, fala simples que todo mundo entende e que a celebração não fica aquela coisa entediante... como uma missa comum. Gostei!
E lá vou eu com minha cabeça divagadora, a dar meus palpites e a questionar o Universo.
Uma das leituras de hoje: Gn 2,7-9; 3 1-7, fala de Eva que comeu a maçã no paraiso e levou toda a humanidade às ruinas. Agora divago... E se Eva não tivesse comido a maçã? Será que teríamos o conhecimento que temos hoje? Será que viveríamos todos pelados, sem pudor? Será que não seríamos tão curiosos a ponto de descobrir o fogo, a roda, a energia elétrica, a teoria da relatividade?
Sim, porque segundo a Bíblia, a árvore que não se podia comer o fruto: "Mas Deus sabe que, no dia em que comerdes do fruto, vossos olhos se abrirão e vós sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal". Então... Será mesmo que foi um mau negócio o que Eva fez?
Se hoje aqui fosse o Eden, o Paraíso, não teríamos sofrimento, e eu acho também que a Terra não seria tão populosa, pois os casais só se tocavam pra procriar... Sexo com prazer? Não teria jamais...
Se não houvesse sofrimento, também não saberíamos como é o alívio, a paz, a felicidade que vem logo após uma derrota, uma luta...
Amaríamos todos sem distinção, sem preconceito, sem vergonhas... Gente!!! Que tédio!!! Como é bom conhecer pessoas diferentes, discutir, concordar, discordar, aprender, ensinar, ignorar, ajudar, pedir colo, sonhar, conseguir, lutar, vencer...
Não tenho a mínima idéia de como seria uma vida sem sentir saudades e lá na frente da vida, matar essa saudade com um forte abraço, um beijo, um choro...
Não saberíamos como é a dor... Tomar injeção? Não mais! Então será que não existiria a medicina? A ciência? E o que o povo faria com todos esses dons que Deus nos concede? Como Frei Mazon faz uso maravilhosamente?
Mas por outro lado, não teríamos guerras, nem assassinatos, não existiriam Usinas Nucleares, nem armas, nem tráfico, nem suicídio, nem corrupção, nem orgulho besta, nem ódio infundado, nem doenças, nem bocas malditas que falam o que não devem e que machucam tanto a gente...
Frei Mazon, no final, nos perguntou se compraríamos um quebra-cabeças de mil peças faltando uma peça... E se daríamos de presente o mesmo quebra-cabeças... Eu entendi que na verdade nossa vida é esse quebra-cabeças, e a peça fundamental é Deus. Ele está sempre ali... É só chamarmos e ele nos atende... Mas não o que queremos, mas o que necessitamos... Deus é sábio e é nosso Pai, e como pai nos educa para o nosso bem, mesmo que achamos injusto isso ou aquilo, mas ele é Pai e sabe das coisas. Olhar em volta, vida simples, cabeça leve, pensamentos positivos, e Deus sempre, sempre, sempre...




Um comentário:

  1. Oi Clara!
    Obrigada por visitar meu bloguito!
    Bjks mil!
    Aline (do blog do Giu)
    Rimou kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!