terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Consulta Médica

Se tem uma coisa que não tenho paciência é com médico. Ficar doente, tomar remédio é um saco, um porre.
Primeiro você marca a consulta com hora marcada. Mas a hora exata marcada é pra todos. Todos às 14 horas.
Mas tem as revistas, todas velhas, cheias de orelhas, rabiscadas e páginas arrancadas - principalmente aquela que você queria ler.
E tem a recepcionista. Geralmente mocinha que não tem o menor pudor de lhe fazer perguntas em alto e bom tom pra todos ouvirem:
- Idade? Peso? Estatura? A senhora está sentindo o quê?
E se for hemorróida, vai falar o quê?
- Estou com dor no fiofó?
Bem, chegou a sua hora e tem o doutor lá sentado com aquela cara de médico, anotando sempre alguma coisa - você nem entrou e ele já está anotando, deve ser a primeira impressão dele.
- Cidadão bem apessoado, um pouco obeso, com aparência amarelada...
Você senta à sua frente - e ele com aquela cara de médico - e começa a reclamar o seu problema:
- Eu estou sentindo fortes dores no abdomem - não, assim é muito chique, ninguém fala assim.
- Eu tô com uma dorzinha aqui do lado que dói quando eu respiro.
- Deite-se lá.
Aí você custa a se deitar, porque espicha a barriga e dói, e lá vem ele.
Te apalpa de todo jeito.
- Dói aqui?
- Ai, dói...
- Dói aqui?
- Ai, doutor, eu não estou aguentando...
E o doutor, não satisfeito, enfia quase a mão inteira dele na sua barriga pelo umbigo.
- E aqui?
- Doutor, o senhor vai me matar, dói muito, ai, ai, ai...
Pode se sentar na cadeira.
Agora eu penso... será que durante o curso de medicina existe uma disciplina assim: “Como desmascarar o paciente – porque às vezes ele mente sobre as dores” . E o professor ainda explica:
- Meus alunos, vocês tem apertar bem o local onde o paciente diz que dói, porque talvez ele pensa que dói e não é o local que ele pensa que é. Então, se for no abdomem, apalpem todo o abdomem, se for coluna, faça ele fazer todo o tipo de movimento, se for  suspeita de fratura, mexa o local de um lado pro outro até estralar – se não estralar não é fratura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!